CONDROMALACIA PATELAR E OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS SUPERVISIONADOS

A condromalácia patelar se apresenta como doença crônica na articulação do Joelho, sendo que normalmente se desenvolve de maneira lenta. Isso ocorre por um cisalhamento ou compressão da parte posterior da patela com outras estruturas ósseas que compõem a articulação do joelho.

Entretanto, apesar de desenvolver-se lentamente, ela pode ser muitas vezes acelerada caso haja lesões traumáticas frequentes (como no caso dos corredores, ou jogadores de futebol). Ainda no desenvolvimento da doença, ela pode ser também gerada não só por esses fatores anatômicos e biomecânicos, mas também histológicos, fisiológicos, de hábitos de vida (inclusive os alimentares) entre outros.

Temos 4 etapas da doença: sendo eles o grau I, onde há apenas o amolecimento da cartilagem, grau II, onde há fragmentações e rompimentos da cartilagem inferiores a 1,3cm de diâmetro, grau III, onde há fragmentações e rompimentos da cartilagem superiores a 1,3cm de diâmetro e grau IV, onde há perda total da cartilagem, sendo assim o caso mais grave. Sendo que as mulheres apresentam mais condições fisiológicas e anatômicas para o desenvolvimento deste problema que pode diminuir muito a qualidade de vida das pessoas que são acometidas.

O EXERCÍCIO FÍSICO NO TRATAMENTO DA CONDROMALÁCIA

Um dos principais benefícios apresentado por um programa de exercícios supervisionados é o controle neuromuscular e a maior facilidade em estabilização das condições corpóreas e biomecânicas, claro, desde que praticado da maneira correta. Entretanto, o tipo de exercício físico com maiores benefícios pode ser discutido por EDUCADORES FÍSICOS através da análise de cada caso individualmente, ou seja, não há um consenso do que é exatamente melhor para a condromalácia e nem tão pouco para quaisquer doenças, mas sim, o que melhor se aplicará aquele caso. Além disso, devemos levar em consideração as preferências da pessoa, para que o hábito de praticar a atividade realmente aconteça e não seja interrompido pelo desânimo.

Você tem o diagnóstico de Condromalácia patelar?

Venha para a ACQUAFITT SAÚDE & BEM ESTAR, onde temos equipe multidisciplinar de EDUCADORES FÍSICOS e FISIOTERAPEUTAS para lhe atender com excelência  e qualidade.

Me. Ivan Oliveira

Educador Físico/ Fisiologista

CREF: 021806-G/SP

Doutorando em Biotecnologia

Gestor técnico AcquaFitt.

outubro 13, 2017

Condromalácia Patelar

CONDROMALACIA PATELAR E OS BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS SUPERVISIONADOS A condromalácia patelar se apresenta como doença crônica na articulação do Joelho, sendo que normalmente se desenvolve […]
setembro 29, 2017

Depoimento Mariko Sayama

A AcquaFitt é minha primeira academia, estou aqui há 4 anos, foi aqui que aprendi a nadar. Faço hidroginástica, musculação e as aulas de alongamento. Faço […]