Caminha ou Corrida?
novembro 24, 2017
“Atividade aquática e saúde”
dezembro 29, 2017
Exibir tudo

Natação para Bebês

DCIM100GOPROG0280717.JPG

A Natação para Bebês, tem inúmeros benefícios e além do bebê se divertir na água e trabalhar todo sistema respiratório, ele aprende de forma lúdica, desenvolver melhor habilidade corporal e melhor equilíbrio, evitando  as quedas habituais nessa fase da infância.

O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, são capazes de executar diversos movimentos natatórios, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. Isso é trabalhado em aula através de atividades que facilitam o desenvolvimento dos órgãos sensoriais como tato, audição, o olfato e a visão.

A Natação para Bebês, melhora a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo de execução dos movimentos, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

Porém, o ideal é aguardar a fase de imunidade do bebê. Nessa fase o bebê fica imune contra alguns agentes, terá mais postura  melhora no desenvolvimento do sistema motor e respiratório. A partir de 1 ano esse processo já está formado e o conduto auditivo que até então era reto, forma uma curvatura dificultando a entrada da água reduzindo as chances de infecção.

Devemos lembrar que, mesmo com todos esses benefícios e habilidades que a criança adquire, não podemos esquecer que a SUPERVISÃO de um adulto e a ATENÇÃO dos responsáveis é INDISPENSÁVEL em piscinas de clubes, condomínios e praias. Não deixe crianças sozinhas na água, mesmo com coletes e bóias o PERIGO existe.

Jussara Cristina Alves CREF 13.570-SP

Licenciatura Plena em Educação Física (UMC); Pós graduação em Atividades Físicas Adaptadas e Patologias (FMU); Especialista Alongamento,  Natação para Bebês e Hidroginástica (FMU); Professora e Líder de Equipe no Instituto Acqua Fitt Saúde e Bem Estar desde 1999.