Alongue-se bem!
outubro 30, 2017
Diabetes
novembro 17, 2017
Exibir tudo

Hérnia de Disco

O QUE É HÉRNIA DE DISCO?

Conheça a hérnia de disco, suas causas, sintomas e tratamento com fisioterapia.

Mais de 80% das pessoas irão ter um episódio de dor lombar em algum momento de suas vidas. Dentre estas pessoas, 10 a 30% podem ter dores lombares ou na perna causada por uma hérnia de disco.

Uma hérnia de disco (também chamado de deslocamento de disco ou ruptura do disco intervertebral) ocorre com mais frequência na parte baixa ou lombar das costas, ou na região da nuca (cervical). É uma das causas mais comuns de dor lombar e também de dor na perna (dor ciática ou ciatalgia).

A hérnia ocorre quando parte do disco intervertebral, estrutura que evita atrito entre uma vertebra e outra, sai da posição normal e comprime a medula espinhal ou as raízes dos nervos.

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

CAUSAS DA HÉRNIA DE DISCO

A palavra coluna já diz tudo sobre a importância desta estrutura no nosso corpo. Ela é o centro de equilíbrio do sistema musculoesquelético do ser humano. Não é à toa que muitas lesões da coluna vertebral são atribuídas ao desequilíbrio e desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura.  A predisposição genética, má postura, o envelhecimento, o tabagismo e o sedentarismo são fatores determinantes para dores nas costas oriundas da hérnia de disco e de outras doenças, pois as pesquisas comprovam que a atividade física qualitativa para coluna é um fator de extrema importância para melhora e prevenção das dores nas costas

DIAGNÓSTICO E EXAME

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como de Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.

TEM TRATAMENTO?

Tem, felizmente a maioria dos quadros podem ser revertidos,  a fisioterapia como tratamento conservador é o mais indicado no tratamento das hérnias discais, muitas técnicas são indicadas, assim como RPG, osteopatia, acupuntura, Estabilização Vertebral, pilates e exercícios de musculação com o objetivo diminuir o quadro de dor e fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral através de exercícios terapêuticos específicos enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro.

Muito utilizado no tratamento das hérnias a mesa de tração eletrônica e mesa de flexão-descompressão que visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular, diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios.

MESA DE TRAÇÃO ELETRÔNICA

Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso, durante anos, no tratamento das discopatias e doenças degenerativas da coluna vertebral.

MUSCULAÇÃO E PILATES

Após o término das sessões previstas é fundamental buscar alternativas para manter os benefícios decorrentes do tratamento. Serão necessários estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculo-esqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises. A opção eficiente e segura é um programa de exercícios de musculação ajustados de acordo com a especificidade da situação e supervisionados por profissionais de Fisioterapia e Educação Física.

Pilates: É um método que preconiza alcançar um desenvolvimento do corpo de forma uniforme, objetivando uma melhora no condicionamento físico e mental com exercícios globais. Através dos seus princípios, concentração, fluidez, controle, respiração, centro de força, postura o praticante do método irá melhora sua consciência corporal, flexibilidade, equilíbrio e força muscular.
Davi J. Nascimento

é fisioterapeuta formado pela Universidade Camilo Castelo Branco. Pós-graduado em Fisiologia e Biomecanica pela FMUSP. Especialista em Osteopatia-RPG-Acupuntura e Reequilibrio Postural.

99553-8201
davifisiorpg@hotmail.com