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Caminha ou Corrida?

Benefícios da Caminha ou Corrida

Sabemos que caminhar e correr nos traz benefícios à saúde. Mas como isso afeta o corpo?

O efeito mais óbvio da corrida é que ela queima calorias e aumenta a taxa metabólica — o ritmo no qual o corpo usa energia. Isso pode ajudar no controle do peso. Correr também tonifica os músculos, principalmente na parte inferior do corpo. Estar tonificado e em forma facilita a realização de outras atividades físicas. Mas a corrida, ou qualquer outra forma regular de exercício, também afeta outros sistemas do corpo.

A corrida é uma forma de exercício aeróbio — a frequência cardíaca aumenta durante a atividade. Quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente. Mas o que isso significa? O coração é um músculo. Portanto, quando a frequência cardíaca aumenta durante o exercício, o coração se exercita. Os exercícios regulares deixam o coração e as outras partes do sistema cardiovascular mais fortes, e as ajudam a trabalhar com mais eficiência. O coração bombeia mais sangue a cada batida. Isso, por sua vez, ajuda os vasos sanguíneos a reterem elasticidade. O maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Os pulmões também se exercitam, em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.

Mas por que esses efeitos são importantes? O controle do peso desempenha um papel fundamental na prevenção do diabetes tipo 2, doença na qual os açúcares dos alimentos não são adequadamente metabolizados. A incidência dessa doença está aumentando drasticamente em todo o mundo, principalmente em países sob-rápida industrialização. Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças renais e cardiovasculares, cegueira, gangrena e outras doenças.

Os exercícios regulares reduzem a pressão arterial, ajudando assim a controlar a hipertensão (alta pressão arterial). Os exercícios também aumentam o bom colesterol (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL) e reduzem o mau colesterol (lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL), o tipo de colesterol que se acumula nas artérias. Tudo isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames, além de outras doenças cardiovasculares.

            Outra vantagem da corrida é que ela é um exercício de impacto, no qual a força dos músculos sobre os ossos ajuda a aumentar a densidade óssea. Isso deixa os ossos mais fortes e mais saudáveis.

Para se beneficiar dos aspectos positivos da caminha e da corrida, é preciso de uma prescrição de treinamento individualizado por profissionais de Educação Física.

Para atender esta expectativa, temos nossa sala de Cardio Trainner, onde elaboramos metodologias de treinamentos para pessoas iniciantes ou para aqueles que já treinam e gostariam de melhorar sua performance na corrida.

A partir de uma Avaliação Física, o cliente terá seu treino prescrito por um Educador Físico de acordo com suas condições físicas, dentro de parâmetros fisiológicos e obedecendo a Teoria do treinamento desportivo.

Caminhada, corrida leve, corrida, exercícios educativos de corrida, treinamentos de reforço muscular e alongamentos serão inclusos na planilha de treino de acordo com a necessidade de cada pessoa.

O objetivo da Acqua Fitt é auxiliar a mudança de comportamento das pessoas de maneira a melhorar o bem estar físico e psíquico dos praticantes, oportunizando treinos coerentes e a convivência com outras pessoas. O aspecto de saúde e o social são de fundamental importância para nós!

 

Pense nesta Frase: Mais cedo ou mais tarde

Aqueles que pensam que não tem tempo para fazer exercício, mais cedo ou mais tarde serão obrigados a ter tempo para as doenças.

 

Portando, um ótimo exercício Físico.

Ms Ivan de Oliveira Gonçalves

EDUCADOR FÍSICO – CREF:021806-G/SP

Currículo resumido:

  • Doutorando em Biotecnologia (UMC)
  • Especialista em Quiropraxia (IBRAQ)
  • Mestrado em Biotecnologia (UMC)
  • Pós graduação em Reabilitação Cardíaca (UGF)
  • Pós graduação em Fisiologia do Exercício(UGF)
  • Licenciatura Plena em Educação Física (UMC)

Experiência Profissional no momento:

  • Professor Universitário (Grupo Uniesp)
  • Professor Convidado em pós-graduação (Ibrape)
  • Professor Convidado em pós-graduação (Faculdade de medicina/Santa casa)
  • Professor na Pós-graduação de Vigilância e saúde (UMC)
  • Coordenador Técnico do Centro de Idosos da P.M. Poá/sp
  • Educador Físico no PRO –HIPER da P.M. Mogi das Cruzes
  • Prescrição de exercícios físicos para pacientes em processo de reabilitação cardiovascular, osteoarticular e no envelhecimento.
  • Consultor Técnico na Academia ACQUAFITT/Suzano